Um chatbot é um programa de computador que faz o que o bot foi projetado para fazer. O objetivo é simular uma conversa humana que possa criar comunicação com um cliente. Desta forma é possível automatizar tarefas repetitivas e burocráticas, deixando-nos livres para resolver problemas mais complexos.
Para conseguir isso, muitas empresas optam por alguns processos (como vendas, solicitações de pagamento ou FAQs) que colocam um fluxograma, estruturam-nos em forma de conversa e registram-nos em uma ferramenta adequada. ..
O funcionamento básico de uma sala de chat inclui os seguintes passos:
Receber uma mensagem de um usuário: Tudo começa quando o usuário envia uma mensagem ou faz uma pergunta para a sala de chat, que a recebe e processa.
Análise da Mensagem: Na próxima etapa, o Chatbot analisa a mensagem com algoritmos de inteligência artificial para entender a intenção do usuário. Assim o Chatbot reconhece a linguagem das pessoas e entende o significado por trás das palavras.
Resposta do usuário: Com base na análise, o Chatbot identifica a melhor resposta possível em seu banco de dados ou cria uma nova resposta com base no aprendizado anterior. Em seguida, ele cria uma resposta apropriada e a envia ao usuário.
Como citado acima, a Inteligência Artificial é parte importante para o funcionamento de um Chatbot. É a IA que faz com que, mesmo com o cliente perguntando de uma forma não programada, o bot possa enviar as respostas corretas.
Mas não esqueça que o fator humano também conta no desenvolvimento de um Chatbot, começando pela definição das perguntas e respostas do bot que podem ser organizadas em um fluxograma, do início ao fim da experiência do usuário.
Ao estabelecer as perguntas e respostas do bot, é recomendado o uso de menus, como forma de guiar o usuário até a resposta de forma mais simples, restringindo a margem de erro - que é o modelo mais comum, em que a conversa com o bot inclui sempre uma opção para ser escolhida e leve para outro nível na interação.
Como você está simulando uma conversa, pense na linguagem que a sua persona usa para se comunicar.
Como citado acima, a Inteligência Artificial é parte importante para o funcionamento de um Chatbot. É a IA que faz com que, mesmo com o cliente perguntando de uma forma não programada, o bot possa enviar as respostas corretas.
Mas não esqueça que o fator humano também conta no desenvolvimento de um Chatbot, começando pela definição das perguntas e respostas do bot que podem ser organizadas em um fluxograma, do início ao fim da experiência do usuário.
Ao estabelecer as perguntas e respostas do bot, é recomendado o uso de menus, como forma de guiar o usuário até a resposta de forma mais simples, restringindo a margem de erro - que é o modelo mais comum, em que a conversa com o bot inclui sempre uma opção para ser escolhida e leve para outro nível na interação.
Como você está simulando uma conversa, pense na linguagem que a sua persona usa para se comunicar.