Google vai retirar antivírus do Chrome

BLOG

Os antivírus são grandes aliados da proteção online, mas estão perdendo forças com a sofisticação dos golpes da internet.

Um exemplo disso foi dado pelo Google, que anunciou a retirada do antivírus do Chrome, o Cleanup Tool. A ferramenta era nativa no navegador e tinha como objetivo proteger os usuários de softwares suspeitos e indesejados.

Google trashes the Chrome Cleanup Tool

The Chrome Cleanup Tool has been superseded by Google’s alternative antivirus protection services, effectively rendering it obsolete. | Image: The Verge

Google is retiring the Chrome Cleanup Tool, an application for Chrome users on Wi… pic.twitter.com/KqohoXgG4e

De acordo com o Google, esse tipo de ataque acontece com pouca frequência atualmente, sendo apenas 0,06% de usuários afetados. Por esse motivo, a ferramenta se tornou obsoleta.

Não foi anunciada uma data para retirada do antivírus do Chrome, ele deve desaparecer gradativamente dos navegadores.

Como se proteger sem o antivírus do Chrome?

O navegador conta com outras formas de proteção, como a Navegação Segura. Ainda assim, você pode se prevenir de outras formas, garantindo uma experiência mais blindada na internet.

  • ative a opção de Segurança Aprimorada no Chrom
  • mantenha o navegador atualizado
  • cuidado com links e arquivos suspeitos ou desconhecidos
  • evite a permissão de salvamento de senhas e credenciais
  • cuidado com extensões que solicitam acesso à câmera, microfone e gravação de tela
O Chrome é um navegador seguro, mas é, sim, importante usá-lo com sabedoria para evitar problemas de proteção na web – isso vale para todos os softwares.